top of page
RESILIÊNCIA

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."

                 Leon C. Megginson

O termo "Resiliência" teve sua origem na física e está ligado à capacidade de flexibilidade que alguns objetos têm de voltarem ao seu estado natural após sofrerem pressão. Como é o caso da mola, por exemplo.
Na psicologia este termo tem sido utilizado para denominar a capacidade dos indivíduos de se recuperarem de situações difíceis vivenciadas por eles através de seus recursos internos.

Uma pessoa resiliente não é aquela que não sofre ou não se abala diante das adversidades da vida, mas sim aquela que após tais adversidades, busca se adaptar, se reerguer, se reconstruir. Busca adaptar-se às novas situações e voltar ao seu equilíbrio emocional.

A resiliência é uma característica que pode ser aprendida ou o indivíduo pode nascer com essa habilidade.     

No entanto, existem situações demasiadamente difíceis de se recuperar e dar a volta por cima, pois, por mais resiliente que uma pessoa seja, ela poderá se deparar com situações nas quais ela não tenha desenvolvido a habilidade de resiliência, nesses casos é importante procurar a ajuda de um psicólogo, pois este profissional é dotado de técnicas e conhecimentos científicos específicos que podem ajudar nesses momentos de sofrimento psíquico, o qual é comum a todas as pessoas.
Saber pedir ajuda é um ato de coragem e torna a vida mais leve.

bottom of page