Psicóloga Gleice
CRP 06/131112
Síndrome do Mestre dos Magos

"...eles simplesmente desaparecem sem deixar rastros ou pista do por que desse sumiço repentino e o pior, isso acontece no meio de uma relação que, aparentemente, estava indo bem, ao menos aos olhos da mulher que fica a ver navios com a desaparição de seu "parceiro"..."
Ultimamente as mulheres têm se deparado com uma característica bastante comum entre os homens: eles simplesmente desaparecem sem deixar rastros ou pista do porquê desse sumiço repentino e o pior, isso acontece no meio de uma relação que, aparentemente, estava indo bem, ao menos aos olhos da mulher que fica a ver navios com a desaparição de seu "parceiro" e na maioria das vezes sente-se culpada por acreditar que o término súbito e sem nenhuma despedida ocorreu por alguma falha ou falta de sua parte.
Esse novo padrão comportamental característico do sexo masculino tem sido denominado como Síndrome do Mestre dos Magos, pois o homem aparece e desaparece quando lhe convém, está sempre indisponível e sua presença tem que ser percebida como algo imerecido por quem a recebe.
Para entendermos um pouco sobre essa nova epidemia comportamental primeiramente é preciso entender que os relacionamentos são sempre, no mínimo, bastante complexos, para não dizer complicados. A base para qualquer relacionamento saudável e consistente, seja ele uma amizade, namoro casamento, um relacionamento informal, entre tantos outros que possam existir é o diálogo. Ninguém tem bola de cristal para saber o que agrada ou desagrada o outro, é preciso se comunicar de forma efetiva, sempre apontando o comportamento e não a pessoa.
Esse é o fator primordial que falta nesses relacionamentos que terminam sem ao menos ter começado e essa falta de comunicação é o que mais frustra.
Existem muitas razões pelas quais os homens têm se desligado dos relacionamentos sem se despedir e uma delas está relacionada à Síndrome de Peter Pan, onde o homem ainda não amadureceu para si e consequentemente também não amadureceu para o outro, sendo assim é impossível um relacionamento saudável com ele, pois ele acredita que pode entrar e sair da vida de alguém a qualquer hora sem pedir licença ou se despedir, o conceito de vínculos para ele ainda é bastante vago.
Outra razão que pode ajudar a compreender esse fenômeno é o medo de se envolver, muitos homens (pessoas no geral) tiveram experiências negativas em seus relacionamentos e passam a expelir qualquer possibilidade de vivenciar experiências semelhantes, por isso acabam se auto sabotando, preferem não arriscar ao sofrer novamente.
Existem ainda homens que acreditam que se continuarem a manter contato com a mesma mulher com uma certa frequência elas vão se apaixonar e para evitar que isso aconteça e não ferir o coração delas com um "adeus" eles preferem se afastar, seja subitamente ou aos poucos, e retornar quando as chamas estiverem mais amenas.
Sejam quais forem os motivos é preciso ter a consciência de que um relacionamento não é construído apenas por uma pessoa. Ambos precisam estar certos do que querem e estarem em acordo sobre isso. A psicoterapia pode ajudar nesse processo de autoconhecimento. Uma pessoa bem resolvida não se culpa pelos fracassos alheios.