top of page

ADULTESCÊNCIA

  • Gleice Souza
  • 18 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Peter Pan

"Maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou."

(William Shakespeare)

Atualmente tem sido possível observar que as pessoas vêm se desprendendo dos moldes e padrões socioculturais e assumindo sua singularidade. As formas de se expressar e os novos conceitos de família são um exemplo claro disso. Mas é preciso atentar até que ponto essas expressões são autênticas ou apenas a inserção de novos padrões sociais.

Padrões sociais são necessários e importantes, visto a necessidade, principalmente entre os jovens, de assumirem seus desejos e agirem espontaneamente. Sempre estão buscando um molde ou padrão a seguir, uma figura de referência. Isso ocorre porque estes ainda estão formando sua personalidade, estão em um período de transição entre a infância e vida adulta. E também pela necessidade do ser humano de estar inserido em um grupo, de se sentir aceito.

Já nos adultos, ainda que estes já tenham passado por esta transição e têm sua personalidade formada, esta mesma dificuldade tem sido observada devido a um novo fenômeno recente, denominado como “Adultescência” ou “Síndrome do Peter Pan”. Isso ocorre quando o individuo já tem idade adulta, mas continua a se comportar como um adolescente: mora com os pais, não estabelece vínculos, tem medo de assumir responsabilidades.

Em muitas culturas não existe a fase da adolescência como no Brasil. As crianças, ao atingirem certa idade (geralmente 15 para as meninas e 18 para os meninos) passam por um ritual social (festa de debutante; formatura do colegial) o qual caracteriza que elas estão inseridas na sociedade adulta. No Brasil as crianças têm entrado cada vez mais cedo na adolescência (11, 12 anos), devido a fatores físicos e sociais e saído cada vez mais tarde dessa fase, podendo se estender para a "adultescência" (35, 40 anos).

Esse fenômeno geralmente ocorre nas classes sociais mais elevadas, pelo fato de que os jovens de famílias mais favorecidas têm a oportunidade de se dedicar mais tempo aos estudos, (uma necessidade real, visto que a sociedade está cada dia mais exigente e seletiva) o que acaba por prolongar sua adolescência e consequentemente eles tem menos desafios para enfrentar ao longo de suas vidas, o que não os estimula a amadurecer.

Os desafios a serem enfrentados pelos jovens, atualmente, são cada dia mais diversos se considerar que a diariamente surgem novas profissões, novas tecnologias, novos gêneros. Os jovens têm se deparado cada vez mais com um leque maior de opções e novidades em todos os sentidos e com isso se perdido em meio a tantas escolhas. Em uma sociedade em que tudo muda constantemente é normal algumas vezes nos sentirmos confusos ou perdidos. Sem saber qual rumo tomar.

O autoconhecimento é essencial para fazermos escolhas adequadas e reconhecermos o que é vontade e desejo próprio; necessidade de se encaixar e de satisfazer ao outro. Ele é necessário para o desenvolvimento da personalidade e para obtenção da maturidade. A partir do momento em que se adquiri o autoconhecimento fica muito mais fácil identificar os sentimentos e emoções e decidir o que fazer com eles.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Blogger Social Icon
bottom of page